top of page

O perfil comportamental do líder

O tema liderança sempre intrigou a humanidade em todos os contextos. Na Grécia antiga, no império romano e em grandes eventos, incluindo guerras, destruição ou avanços sociais, a liderança sempre foi tema de interesse e, nos últimos 100 anos, é inspiração para inúmeros estudos acadêmicos e foco de investimento de toda organização que se preocupa com seus resultados e com as pessoas e equipes que movem os negócios em um cenário cada vez mais competitivo e exigente.

O líder é aquele que está à frente de um time efetivo. Isso nos remete à ideia de poder. Poder é o quanto uma pessoa faz a outra realizar alguma coisa ou a capacidade que uma pessoa tem de influenciar a outra, modificando atitudes, opiniões ou comportamentos na vida do sujeito influenciado.

Liderança é então o exercício do poder, pois é o que une as pessoas por um tempo limitado para trabalhar na direção de um objetivo comum. Mas há várias formas de exercermos poder e influência. No mundo contemporâneo, essa influência se dá a partir do significado construído e compreendido pelos grupos, e não mais por intermédio do uso do poder de coerção, pois este tem menor efeito no significado e menos chance de atingir os resultados.

Você não precisa ser o gestor para ter de se preocupar com seu comportamento como líder, e os profissionais de recursos humanos e os executivos não podem mais se ocupar exclusivamente do desenvolvimento dos gestores. Muitas organizações são atualmente compostas por times ou células em que a gestão tradicional não mais se aplica. Mas tudo o que se sabe sobre liderança é aplicável e deve ser pensado para todos os que trabalham, pois estamos todos, sempre, envolvidos com grupos ou com times, que precisam entregar resultados efetivos, inovadores e diferenciados. Sobre liderança também é essencial saber que ela está relacionada com a personalidade de cada líder e deve levar em consideração as características dos liderados.

Personalidade é um conjunto de características relativamente estáveis que influenciam o comportamento de um indivíduo. Conhecendo a sua personalidade, você tem mais informações sobre quem você é e principalmente como você é visto pelos outros, isto é, o efeito dos seus comportamentos nos outros. Reconhecendo suas peculiaridades, você também abre um importante caminho para seu desenvolvimento e para reconhecer e respeitar o outro e as diversidades. Pois, se liderança implica em guiar e direcionar o comportamento das pessoas, você precisa reconhecer que as personalidades moldam os interesses e as motivações e que da mesma forma que a personalidade leva à liderança, a liderança pode levar à eficácia organizacional.

Concluindo, para ser um bom líder, você deve, em primeiro lugar, se conhecer; você deve conhecer os membros do seu time; e, você deve produzir efeito no comportamento dos outros, isto é, exercer poder de influência sobre os outros. E influenciar o outro é uma arte que passa longe da autoridade. É a arte de produzir significado!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page