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Como escolher quem serão os futuros líderes da empresa?

Sem critérios rigorosos, a escolha de futuros líderes pode colocar em risco a empresa. Infelizmente, algumas organizações pensam nisso somente em situações-limite: quando têm de se expandir, aproveitar uma oportunidade ou substituir alguém que se desligou inesperadamente.

Quando surge a necessidade, é difícil utilizar os critérios mais apropriados, pois eles exigem uma reflexão profunda sobre o futuro da empresa; é preciso avaliar como serão os próximos cinco, dez e quinze anos.

Para alguns mercados, como mineração, energia ou logística, isso é visto com mais naturalidade. Para outros, como o varejo, é um desafio enorme pensar no longo prazo. Afinal, a empresa poderá enfrentar um período de expansão, contração, andar de lado, ter uma ruptura nas vendas ou uma combinação de tudo isto ao longo das próximas décadas. Se um jovem começou a trabalhar aos 23 anos em uma empresa que está há sete anos em uma fase de expansão, isto significa que ele ainda não sabe como é enfrentar uma contração nas vendas. Nunca teve de cortar custos ou enfrentar uma greve, por exemplo. E se você prevê uma contração no futuro, provavelmente terá de pensar no treino desse profissional, para se assegurar de que ele saberá agir nessas situações.

Portanto, aqueles que escolhem quais serão os futuros líderes devem estar cientes de que é pouco provável que uma empresa, que esteja há dez anos em expansão, tenha um novo ciclo para cima tão longo.

O que se procura no líder é a capacidade de enfrentar situações negativas com perseverança, resiliência e motivação. Ele deve ter equilíbrio emocional em situações adversas e capacidade de ação em meio à tempestade.

Outro ponto importante é que o profissional deve demonstrar competência em lidar com pessoas, e não conhecimento técnico. Em outras palavras, o líder não é o técnico dos técnicos, ele tem de ter a imagem, a fala e o comportamento de um gestor.

Quando se escolhe uma pessoa muito técnica para liderar, em geral, ela dá mais atenção em aumentar seu conhecimento, não delega, desmotiva e, em alguns casos, é desastrada ao dar feedbacks. A principal função de um líder é a formação de outros líderes, pois, para a empresa existir no futuro, precisará de uma liderança bem formada.

O novo líder deve compreender e assumir os propósitos da empresa, ser ético, ter capacidade de autoaprendizagem e adaptação. Ser tolerante à frustração e muito perseverante. Se a escolha for baseada no que o futuro demandará de seus gestores, não cairemos na tentação de escolher o novo líder por seu carisma, capacidade técnica, ou outras competências que nada têm a ver com a formação de liderança empresarial. É uma escolha que requer método, consciência de todos os envolvidos e enorme preocupação com o equilíbrio dos resultados de curto e longo prazo. Saibamos escolhê-los.

Vamos em frente!

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