top of page

Curiosidades

Anéis


Concebido em 1913 pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos modernos, os cinco anéis entrelaçados representam a união dos cinco continentes. A cores dos arcos – azul, amarelo, preto, verde e vermelho – simbolizavam as cores encontradas nas bandeiras das nações daquela época e, por tradição, se mantiveram até hoje. Já a ideia de que cada uma delas está associada a um continente em particular é falsa.

Mascote Rio 2016

Em alusão ao poeta Vinicius de Moraes e ao músico Tom Jobim, eles são, respectivamente, as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos das Olimpíadas Rio 2016. Vinicius, com cara de onça e rabo de macaco, é na verdade uma mistura de todos os bichos brasileiros e “pode” fazer tudo o que eles fazem: correr mais rápido, pular mais alto e ser o mais forte. Mora em uma árvore, na Floresta da Tijuca. Já Tom é uma mistura de todas as plantas das florestas brasileiras.

Festa de Abertura


A abertura dos Jogos Olímpicos é sempre liderada pelos atletas da Grécia, em seguida, os demais países desfilam em ordem alfabética, exceto pela última nação, que é sempre a do país sede. Mas a festa vai muito além do desfile das delegações. A Cerimônia de Abertura das Olimpíadas é um evento majestoso, que atrai milhões de espectadores ao redor do mundo.  De acordo com a empresa que ganhou a concorrência internacional do COI para realizar a festa carioca, no Rio, ela será uma cerimônia para todos os sentidos. A visão do público, tanto de quem estiver presente no Maracanã quanto dos que assistirão ao show de casa, será bastante explorada. Mesmo as pessoas com deficiência visual poderão acompanhar a cerimônia, garantem os organizadores, pois os recursos sonoros serão bem aproveitados.

10.500 Atletas

19 dias de competição

(entre 5 e 21 de agosto deste ano) Estarão em disputa 42 esportes, com 306 provas, que valerão medalhas –  1 36 femininas, 161 masculinas e nove mistas.


Revezamento da Tocha Olímpica

A Chama Olímpica é um importante símbolo dos Jogos. Representa a paz, a união e a amizade. Ela sugere a ligação entre os Jogos da Antiga Grécia e os da Era Moderna. É passada de um condutor para o outro durante o revezamento, até o acendimento da pira na Cerimônia de Abertura.  Como reza a tradição, o revezamento da Chama Olímpica tem início na região da antiga Olímpia, na Grécia, onde há a cerimônia de acendimento. Neste ano, o evento aconteceu em 21 de abril último. De lá, a tocha seguiu para Brasília (DF), a fim depercorrer, ao longo de 95 dias, 329 cidades brasileiras de todos os estados, até chegar ao Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto próximo, para a abertura oficial das Olimpíadas Rio 2016. A Tocha Olímpica das Olimpíadas Rio 2016 é feita de alumínio reciclado com cores que remetem às belezas naturais brasileiras, e o grafismo alude ao mundialmente famoso calçadão de Copacabana.

Curtas

• Apenas quatro cidades sediaram as Olimpíadas mais de uma vez: Londres – única com três Jogos no currículo (1908, 1948 e 2012); Atenas – 1896 e 2004; Paris –1900 e 1924; Los Angeles – 1932 e 1984.

• Europa é o continente que mais sediou Olimpíadas, com 16 edições, mais do que o número de todos os outros continentes somados.

• As medalhas olímpicas de ouro não são feitas totalmente do metal. Os medalhistas de ouro dos dias atuais recebem um material confeccionado de prata e revestido de ouro. Elas só foram feitas de puro ouro até 1912.

• O lema olímpico, escrito em latim – Citius, Altius, Fortius – significa: mais rápido, mais alto, mais forte.

• Para um esporte ser considerado olímpico, ele precisa ser praticado por homens em, no mínimo, 50 países e três continentes e por mulheres ao menos em 35 países e três continentes. Hipismo é o único esporte nas Olimpíadas em que homens e mulheres competem uns contra os outros em iguais condições.

Cerca de um século depois, dois esportes voltam a ser olímpicos nas Olimpíadas Rio 2016: o Rugby, que retorna após 92 anos longe dos Jogos, e o Golfe, que volta depois de 112 anos.

• O sueco Oscar Swahn foi o competidor mais velho a conquistar uma medalha olímpica. Aos 72 anos, ele foi medalhista de prata nas Olimpíadas da Antuérpia, em 1920, na disputa de Tiro Duplo ao Veado. Já o mais jovem a conquistar uma medalha olímpica foi Henry Cudley, da Grã-Bretanha. Em Estocolmo, em 1912, aos 10 anos, ele foi medalhista de prata no Remo.

• Correndo descalço, Abebe Bikila foi o primeiro africano a conquistar uma medalha de ouro, em 1960, vencendo a Maratona das Olimpíadas de Roma.

• Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro brasileiro bicampeão olímpico. Ele conquistou o ouro nas provas de Salto Triplo nas Olimpíadas de Helsinque, em 1952, e Melbourne, em 1956.

• Os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael são os brasileiros que mais medalhas olímpicas conquistaram, com cinco pódios cada um. Scheidt obteve duas de ouro, duas de prata e uma de bronze, enquanto Grael, duas de ouro uma de prata e duas de bronze.

• O recorde de medalhas conquistado por um atleta em uma única edição dos Jogos é do nadador norte-americano Michael Phelps, que obteve oito medalhas de ouro nas Olimpíadas de Pequim 2008.

• Mulheres olímpicas: A primeira atleta feminina a conquistar uma medalha foi a tenista Charlotte Cooper em Paris 1900. A ginasta soviética Larissa Latynina é a maior ganhadora feminina de medalhas olímpicas, com um total de 18 conquistas, sendo nove de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. A nadadora Maria Lenk foi a primeira brasileira que participou de uma Olimpíada, aos 17 anos, em Los Angeles 1932. Números das Olimpíadas Rio 2016:

– 130 mil pessoas trabalharão diretamente nos Jogos do Rio; – Dos 45 mil voluntários esperados para os Jogos do Rio, mais da metade é do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Rússia e China; – Mais de 25 mil profissionais de imprensa trabalharão nas Olimpíadas Rio 2016, sendo 20 mil deles apenas de televisão; – Em torno de 85 mil soldados e policiais serão encarregados de fazer a segurança dos Jogos. O número é duas vezes maior do que nas Olimpíadas de Londres, em 2012; – Estima-se que 60 mil refeições por dia serão preparadas para os atletas nos Jogos Rio 2016; – A vila olímpica é composta por 31 prédios residenciais, divididos em sete condomínios em apartamentos de dois a quatro quartos; – O orçamento previsto para a realização dos Jogos do Rio beira os R$ 40 bilhões.

Fontes: www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/uma-disputa-milenar; www.brasil.gov.br/esporte/2012/04/saiba-mais-sobre-a-historia-dos-jogos-olimpicos; www.olympic.org; www.olympic.org/museum; https://secure.registration.olympic.org/en/home www.rio2016.com/mascotes/#!olympic-mascot; www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas; https://cerimonias.rio2016.com http://guiadosesportes.com.br/rio-2016-100-curiosidades-sobre-os-jogos-olimpicos www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/medalhistas

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page