top of page

Competição acirrada

Atletismo É um dos quatro esportes disputados desde a primeira edição das Olimpíadas da Era Moderna, em 1896, em Atenas (GR). Incluindo corridas, saltos (triplo, distância, altura e com vara), lançamentos (disco, dardo e martelo) e arremesso de peso. Uma das provas mais clássicas é a maratona, que envolve corrida de rua e totaliza 42,195 quilômetros de percurso. O atletismo é o que distribui o maior número de medalhas das Olimpíadas: 141, sendo 47 de ouro.

Badminton Caracterizado por ser um misto de tênis e vôlei de praia jogado com uma peteca e uma raquete, estreou nas Olimpíadas de Barcelona 1992. Há torneios masculinos e femininos, individuais e de duplas, além de duplas mistas. O badminton é o esporte de raquetes mais rápido do planeta. Enquanto no tênis o saque mais veloz já registrado atingiu 263 km/h, as petecas do badminton podem voar a mais de 300 km/h.

Basquete A modalidade nasceu em 1891, em Massachusetts (EUA), e entrou para os Jogos Olímpicos de Berlim 1936. Os norte-americanos são praticamente imbatíveis na modalidade. Das 18 edições dos Jogos Olímpicos, em apenas duas delas, a equipe norte-americana masculina não ganhou o ouro: em Munique, em 1972, e em Moscou, em 1980. Doze seleções masculinas e 12 femininas disputam medalhas no torneio do Rio.

Boxe Foi no século 7 a.C. que a modalidade começou a tomar cara de esporte, sendo incluída nas primeiras Olimpíadas da Grécia Antiga. Na era moderna, o boxe estreou nos Jogos de St. Louis 1904 e conta com a participação das mulheres desde Londres 2012. São 13 categorias valendo medalhas – dez masculinas e três femininas.

Canoagem slalom Nasceu em 1932, inspirada em provas de descida de ski. Na modalidade, o atleta rema em canoa ou caiaque por um percurso em corredeira (natural ou artificial) no menor tempo possível. Estreou nos Jogos Olímpicos em Munique 1972. Ficou de fora entre 1976 e 1988, retornando em Barcelona 1992. Os atletas se enfrentam em disputas individuais ou em dupla – são três provas masculinas e uma feminina.

Canoagem velocidade É praticada em rios ou lagos de águas calmas com nove raias demarcadas nas distâncias de 1.000, 500 e 200 metros. O esporte, que estreou nos Jogos de Berlim 1936, coloca em disputa 12 pódios – oito masculinos e quatro femininos.

Ciclismo BMX Caçula do ciclismo, o BMX, ou bicicross, surgiu no final dos anos 1960 nos Estados Unidos, estimulado pelas provas de Motocross. Estreou nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim. Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, as disputas são individuais, com pódios masculino e feminino.

Ciclismo de estrada Foi a primeira modalidade a ser disputada em uma bicicleta. Estreou nos Jogos Olímpicos de Atenas 1896. As provas ocorrem em formato individual de corrida (ganha quem chegar primeiro) e contrarrelógio (tempo mais curto), masculino e feminino. Apesar da antiguidade da prova, as mulheres só passaram a disputá-la em Los Angeles 1984.

Ciclismo de pista Também presente nos Jogos de Atenas 1896, é feito em ginásio e combina velocidade, tática e ousadia – as bicicletas não têm freio. No total, são dez tipos de provas diferentes, sendo cinco masculinas e cinco femininas, três individuais e duas por equipes.

Ciclismo mountain bike Desafia os ciclistas com subidas, descidas e obstáculos naturais – o circuito não pode ter mais de 15% de parte plana. A bicicleta tem pneus mais largos do que a de estrada, além de amortecedores traseiros e dianteiros, para diminuir o impacto nos terrenos acidentados. Nas Olimpíadas desde Atlanta 1996, o esporte tem disputas individuais, masculino e feminino.

Esgrima Está nas Olimpíadas desde Atenas 1896. São três categorias: florete (pontuação acontece se atinge o tronco do adversário), espada (vale em qualquer ponto do adversário) e sabre (vale apenas da cintura para cima do adversário). São três combates individuais e dois por equipes (sabre e espada), disputados por homens e por mulheres . Futebol Nasceu oficialmente em 1863, na Inglaterra, e se tornou um esporte Olímpico em Paris 1900, contando com a participação das mulheres desde Atlanta 1996. Nos Jogos deste ano, 16 países disputam o título masculino, enquanto 12 seleções competem no torneio feminino. O Brasil busca, nas Olimpíadas Rio 2016, a inédita medalha de ouro.

Ginástica artística Disputada desde as Olimpíadas de Atenas 1896, na ginástica artística, os atletas competem em diferentes aparelhos – barras, argolas, cavalo, trave, além do solo. A cada prova, o atleta é avaliado de acordo com a dificuldade da série (nota A) e execução dos movimentos (nota B). São disputas individuais ou por equipes, sendo oito provas masculinas e seis femininas.

Ginástica de trampolim Modalidade mais nova da ginástica, a prova de trampolim estreou em Sydney 2000, disputada individualmente por homens e mulheres, com saltos que podem chegar a oito metros de altura. Originário das camas elásticas, o trampolim tem uma tela de 5 m X 3 m e fica a 1,5 m do solo. Saltos mais difíceis e melhor execução recebem as notas mais altas.

Ginástica rítmica Disputada apenas por mulheres, nasceu no início do século 20, mas só estreou nos Jogos Olímpicos em Los Angeles 1984. Ao som de música, as atletas se apresentam individualmente ou por equipes em busca da maior nota. São seis competições: exercícios em conjunto, corda, arco, bola, maças e cinta.

Golfe Após 112 anos de ausência, está de volta nas Olimpíadas do Rio. Antes disso, esteve presente em apenas duas edições – Paris 1900 e St. Louis 1904. Na edição deste ano, estão em disputa dois torneios: masculino e feminino, ambos individuais. Em quatro dias de provas, os atletas jogam 18 buracos por dia, totalizando 72 buracos. Vencem os que terminarem os quatro dias com menos tacadas.

Handebol Tendo estreado nos Jogos de Berlim 1936, passou a ser disputado indoor a partir de Munique 1972. A partida acontece em dois tempos de 30 minutos. Se houver empate, há uma prorrogação de dois tempos de cinco minutos. Prevalecendo empate, nova prorrogação, podendo ser seguida por pênaltis. Nas Olimpíadas Rio 2016, dois torneios – masculino e feminino – serão disputados.

Hipismo Único esporte olímpico em que homens e mulheres se enfrentam em igualdade de condições, é divido em três modalidades: adestramento, concurso completo de equitação e saltos. Todas contam com competições individuais e por equipes.

Hóquei sobre grama Com gols, dribles e disputas de pênalti, é disputado desde os Jogos de Londres 1908, e conta com a participação das mulheres desde Moscou 1980. Cada partida é disputada por 11 jogadores de cada lado, em dois tempos de 35 minutos. Nas Olimpíadas Rio 2016, as seleções disputam dois torneios: masculino e feminino.

Judô Estreou nos Jogos de Tóquio 1964, tendo a participação feminina iniciada em Barcelona 1992. Cada luta tem duração máxima de cinco minutos. Se houver empate, o confronto vai para o golden score, em que vence o atleta que pontuar primeiro. Há três tipos de pontuação: yuko, wazari e ippon, sendo este o golpe que encerra a luta. É disputado em sete categorias masculinas e sete femininas, divididas segundo o peso dos atletas.

Levantamento de peso Em um teste de força, os atletas levantam até três vezes o seu peso corporal. O esporte, que estreou em Atenas 1896, conta com a participação das mulheres desde Sydney 2000. Nas Olimpíadas Rio 2016, estão em disputa oito categorias masculinas e sete femininas.

Luta olímpica É divida em duas modalidades: estilo livre e greco-romana. Na primeira, homens e mulheres competem em seis categorias diferentes, de acordo com o peso dos atletas, enquanto a segunda conta apenas com disputas masculinas. O objetivo das lutas é imobilizar o adversário.

Maratonas aquáticas Estrearam em Pequim 2008 como parte do programa da natação, mas nos Jogos Olímpicos Rio 2016 ganharam status de esporte. Elas são disputadas em provas de 10 km em águas abertas, com 25 atletas masculinos e 25 femininos. Todos utilizam chips nos pulsos para marcar posição.

Nado sincronizado Estreou nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984. As provas são disputadas apenas por mulheres, que realizam apresentações em duetos ou por equipes, em busca da melhor nota. Podem ser inscritas nove atletas, mas apenas oito participam das apresentações.

Natação Das mais antigas das Olimpíadas, estreou nos Jogos de Atenas 1896. No Rio, serão 16 provas masculinas e 16 femininas, com disputas individuais nos quatro estilos – livre, peito, borboleta e costas – e revezamentos.

Pentatlo moderno É disputado em cinco atos: tiro esportivo, esgrima, natação, hipismo e corrida – com todas as provas no mesmo dia. O resultado das quatro primeiras modalidades determina a ordem de largada da corrida. O esporte, que estreou em Estocolmo 1912, conta com disputas individuais no masculino e no feminino.

Remo Presente nos Jogos desde Paris 1900, o remo chega ao Rio 2016 com oito provas masculinas e seis femininas, disputadas em barcos tripulados por um, dois, quatro ou nove (incluindo o timoneiro) atletas. O percurso tem 2 km de distância, em linha reta, com raias de 13,5 m separando os barcos.

Rugby de 7 Faz sua estreia olímpica nas Olimpíadas Rio 2016, com torneios masculino e feminino. Mas não é a primeira vez que o esporte aparece nos Jogos. A versão para 15 jogadores foi disputada em algumas edições de 1900 a 1924. As partidas são disputadas em dois tempos de sete minutos – na final, são dois tempos de dez minutos. O objetivo é levar a bola até a linha de gol do time rival.

Polo aquático Inspirado no futebol, o polo aquático foi inventado pelos ingleses em 1876 e chegou às Olimpíadas em Paris 1900, tornando-se o primeiro esporte coletivo dos Jogos. As mulheres passaram a competir em Sydney 2000. É disputado por sete jogadores de cada lado, em piscina de 30 m X 20 m. O objetivo é o gol, sendo que o goleiro é o único que pode pegar a bola com as duas mãos.

Saltos ornamentais Quando o esporte estreou nos Jogos de St. Louis 1904, a meta era pular o mais longe possível. Hoje, as acrobacias aéreas são julgadas nos mínimos detalhes. Nas Olimpíadas Rio 2016, homens e mulheres saltam de trampolim de 3 m e plataforma de 10 m, disputando quatro provas, individuais e de duplas.

Taekwondo O esporte passou a fazer parte dos Jogos em Sydney 2000. Cada luta tem três rounds, com dois minutos cada. São permitidos golpes com os pés e com as mãos, sendo que os chutes só podem ser dados acima da cintura e nas áreas protegidas. Já os socos, só no peito do oponente. Homens e mulheres disputam o pódio em quatro categorias de peso cada.

Tênis Fez sua estreia olímpica em Atenas 1896, sendo que as mulheres entraram logo depois, em Paris 1900. Os torneios são disputados em provas individuais e de duplas, masculino e feminino, além de duplas mistas. As partidas têm três ou cinco sets, dependendo do torneio. As quadras podem ser de saibro, grama e rápida (piso sintético), cobertas ou não.

Tênis de mesa Conhecido popularmente como pingue-pongue, está presente nos Jogos desde Seul 1988. É considerado o esporte de raquete mais praticado no mundo. Nas Olimpíadas Rio 2016, homens e mulheres lutam por medalhas em torneios individuais e por equipes. As partidas individuais são divididas em sete games de 11 pontos cada, e as por equipe, em cinco games de 11 pontos.

Tiro com arco Estreou nos Jogos de Paris 1900 e, logo na edição seguinte, passou a contar com a participação feminina. O objetivo é acertar as flechas no alvo. As provas são realizadas em três campos: outdoor (espaço aberto e plano), indoor (fechado) e field (aberto e irregular). Homens e mulheres competem em provas individuais e por equipes.

Tiro esportivo O tiro esportivo faz parte do programa Olímpico desde Atenas 1896. São disputadas provas em três categorias – carabina, pistola e tiro ao prato. Nas Olimpíadas Rio 2016, os atletas disputam nove provas masculinas e seis femininas, todas individuais.

Triatlo Em um desafio multidisciplinar, os atletas testam seus limites na natação (1,5 km), no ciclismo (40 km) e na corrida (10 km). Presente dos Jogos desde Sydney 2000, o triatlo terá, nas Olimpíadas Rio 2016, provas individuais masculinas e femininas.

Vela A estreia olímpica deveria ter sido em Atenas 1896, mas, devido ao mau tempo, foi adiada para Paris 1900. São realizadas diversas regatas ao longo da competição. Quanto melhor a colocação na regata, menor a pontuação acumulada. Vence o velejador que, ao final do campeonato, tiver menos pontos acumulados. No Rio, estão em disputa cinco classes masculinas, quatro femininas e uma mista.

Vôlei de praia Variação do vôlei, a modalidade praticada na areia foi inventada em 1895, nos Estados Unidos, mas só foi chegar aos Jogos Olímpicos em Atlanta 1996. Cada partida é disputada em dois sets de 21 pontos cada. Se cada dupla vencer uma parcial, é disputado o tie-breake, com 15 pontos, para desempate. Competem duplas masculinas e femininas.

Voleibol Nasceu em 1895, um ano antes da primeira edição das Olimpíadas, em Massachusetts (EUA), mas só passou a fazer parte dos Jogos em Tóquio 1964. Nas Olimpíadas Rio 2016, serão disputados torneios masculino e feminino.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page