top of page

Remédios para sinusite: sete medicamentos para tratar a doença

Quase todas as pessoas já tiveram ou terão sinusite em algum momento da vida. A doença é uma inflamação da mucosa dos seios da face e tem sintomas como febre, tosse, falta de apetite, cansaço e obstrução da face.

Aqui você entenderá as principais causas da sinusite, todos os seus sintomas, as opções de medicamentos disponíveis, entre outras informações.

O que é sinusite?

A sinusite é a inflamação da mucosa dos seios da face, que é a região formada pelas cavidades ósseas ao redor das maçãs do rosto, olhos e nariz.

Existem dois tipos diferentes de sinusite: a crônica e a aguda.

A crônica apresenta quase os mesmos sintomas da aguda, contudo, a febre e a dor nos seios da face, por exemplo, podem estar ausentes.

Além disso, na sinusite crônica, a tosse e a cacosmia (condição alterada de cheiro em que a pessoa aprecia ou se sente atraída por cheiros desagradáveis), são sintomas que se destacam. 

Os sintomas também são mais presentes durante a noite, ao se deitar, e podem durar cerca de três meses, mesmo sendo tratada.

Já na sinusite aguda os sintomas duram por no máximo quatro semanas e as dores de cabeça e no seio da face são predominantes.

As dores variam de pontadas, pulsátil ou sensação de pressão. Além disso, também é comum ocorrer obstrução nasal com secreção amarela ou esverdeada.

remédios para sinusite

Quais os sintomas mais comuns da sinusite?

A sinusite pode apresentar um ou vários dos seguintes sintomas:

  1. Pressão na face.

  2. Obstrução nasal.

  3. Tosse.

  4. Perda de apetite.

  5. Febre.

  6. Secreção nasal com dor.

  7. Dores de cabeça.

  8. Sangramento no nariz.

O que causa a sinusite?

A inflamação da mucosa, chamada de sinusite, tem diversas causas. Algumas deles são os agentes infecciosos – vírus, bactérias ou fungos. 

Confira algumas das demais causas da sinusite:

  1. Resfriados, gripes e rinites alérgicas: qualquer situação que impeça o funcionamento e a comunicação normal entre o nariz e os seios da face pode causar sinusite.

  2. Tabagismo.

  3. Poluição ambiental.

  4. Alterações anatômicas do nariz: ossos faciais fraturados, pólipos nasais, desvio de septo, bem como síndrome de Kartagener e infecções odontológicas são algumas alterações que podem causar a doença.

  5. Fatores alérgicos: poeira, choque térmico, exposição a agentes químicos, cheiros, outras substâncias ou doenças alérgicas podem desencadear a inflamação da mucosa.

  6. Alterações de altitude.

Como curar a sinusite rapidamente?

Não existe uma fórmula mágica para curar a sinusite rapidamente. Contudo, algumas mudanças na rotina e no ambiente podem ajudar a acelerar a melhora. 

São eles:

  1. Use soro fisiológico para limpar o nariz: algumas gotinhas dentro das narinas auxiliam a eliminar a sujeira e o acúmulo de secreções. Assue o nariz logo em seguida do uso do soro.

  2. Beba muita água: águas e chás sem açúcar hidratam todo o corpo, incluindo a mucosa nasal. Desse modo, ajudando na melhora da sinusite.

  3. Umidifique o ar: use um aparelho próprio para isso ou deixe um recipiente com água morna dentro dos cômodos para evitar que fiquem secos e auxiliar na hidratação das vias respiratórias.

  4. Descanse: durante a crise de sinusite o ideal é dormir bem, evitando esforço e atividades físicas intensas. Contudo, caminhadas leves em locais arborizados e arejados são recomendadas.

  5. Use soluções salinas e outras receitas caseiras que indicaremos aqui.

  6. Coloque um pano úmido no rosto: um pano molhado com água morna ajuda a melhorar a respiração.

  7. Inspire vapores de ervas: inspirar flores de camomila em um recipiente com água quente também auxiliam a congestão.

Remédios caseiros ou farmacêuticos para tratar a sinusite?

A resposta para essa pergunta dependerá da sinusite, se é crônica ou aguda, do histórico médico, bem como de outros fatores como se a paciente for mulher e estiver grávida, por exemplo.

Por isso é necessário sempre consultar um médico e nunca se automedicar.

7 remédios para tratar a sinusite

1. Antibióticos para sinusite

Eles são necessários em casos de infecção bacteriana e devem ser prescritos por um médico.

Alguns nomes de antibióticos para sinusites são:

  1. Azithromycin

  2. Levofloxacin

  3. Clarithromycin

2. Analgésicos e anti-inflamatórios para sinusite

Analgésicos com paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno auxiliam a aliviar as dores de cabeça e de garganta, comuns durante as crises de sinusite.

3. Soluções salinas

A mistura de água e sal auxilia a dissolver as secreções nasais. Elas podem ser inaladas ou pingadas diretamente no nariz.

4. Corticoides

Os corticoides devem ser prescritos por um médico e seu uso acompanhado. Isso porque podem causar efeitos colaterais e trazem riscos se seu uso for contínuo.

Eles podem ser utilizados através de sprays nasais ou em comprimidos.

tratamento sinusite

5. Descongestionantes

Os descongestionantes podem ser comprados em forma de sprays nasais, líquidos, ou comprimidos e normalmente são ministrados durante três ou quatro dias.

– 6. Antialérgicos

O médico também pode recomendar o uso de antialérgicos para o tratamento da sinusite.

Alguns exemplos são o Loratadina ou o Cetirizina.

– 7. Remédios caseiros para sinusite

Outra alternativa para o tratamento da sinusite são os medicamentos caseiros. Eles não curam a inflamação da mucosa, mas auxiliam reduzindo os sintomas e dando mais bem estar durante as crises.

3 receitas de remédios caseiros para sinusite


Nebulização com água, sal e eucalipto 

O eucalipto é expectorante e inalar seu vapor reduz as secreções acumuladas. O sal e a água potencializam o efeito. 

Assim, trazendo maior sensação de bem estar durante as crises de sinusite.


Chá de camomila

A camomila tem propriedades anti-inflamatórias, analgésica e antisséptica. Desse modo, melhorando a inflamação e a congestão.

Além disso, chás e comidas quentes auxiliam na congestão e dão maior sensação de conforto e bem-estar a pessoa doente.


Suco de espinafre

A verdura ajuda a aliviar os sintomas pela sua ação anti-inflamatória e descongestionante. Assim, reduzindo as secreções tão comuns durante a sinusite.

Qual o melhor antibiótico para sinusite?

Para saber o melhor antibiótico para sinusite é necessário consultar um médico para ele analisar seu caso, a dosagem correta e a duração do tratamento.

Nunca se automedique e sempre siga as orientações do seu médico e da bula.

Grávidas podem tomar antibióticos para sinusite?

A utilização de remédios como corticoides e antibióticos para sinusite não são recomendados para gestantes.

O uso somente deve ser feito se indicado pela obstetra e sob a orientação correta.

Isso porque seu uso incorreto pode colocar em risco a segurança da mãe e o desenvolvimento do bebê.

Durante a gravidez a mulher pode tratar a sinusite inalando vapor de água quente, bebendo chás, descansando e lavando as narinas com soro.

o que é sinusite?

Como tratar a sinusite em crianças?

Para tratar corretamente a sinusite em crianças, é necessário consultar um pediatra. Ele indicará o melhor tratamento, a dosagem e a duração do medicamento.

Contudo, os remédios e tratamentos para sinusite em crianças são muito semelhantes aos tomados por adultos. 

A lavagem nasal com soro fisiológico ou com solução salina, por exemplo, são soluções recomendadas para todas as pessoas com sinusite.

Conclusão

A sinusite é uma infecção da mucosa dos seios da face que pode acontecer em crianças, gestantes, adultos, idosos e quaisquer outras pessoas.

Existem diferentes medicamentos para o seu tratamento, como: antibióticos, corticoides, sprays nasais e medicamentos naturais.

Para tratar a sinusite é necessário consultar um médico para analisar seu histórico clínico e saber a dosagem correta e o tempo de tratamento.

 Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

40 visualizações0 comentário
bottom of page