top of page

Norma da Anvisa provoca mudanças na logística de medicamentos e movimenta o mundo farmacêutico

O segmento farmacêutico brasileiro, que representa um mercado de R$ 120 bilhões e deve crescer 7% em 2019, enfrenta novos desafios.  A movimentação é  consequência de mudanças estabelecidas pelos órgãos reguladores. As medidas entram em vigor no início de 2020 e exigirão um plano especial de implantação, bem como de capacitação em gestão e planejamento.

Uma delas é a norma da Anvisa, a RDC 304/2019, que regulamenta o transporte farmacêutico, determina a temperatura máxima para a logística, bem como do controle e monitoramento da temperatura na armazenagem e no deslocamento de medicamentos. 

Os dilemas desse segmento estão em debate no “8º. Fórum da Cadeia Fria”, que acontece no próximo dia 19 de novembro, em São Paulo. O evento, promovido pela Associação Nacional de Farmacêuticos Atuantes em Logística (Anfarlog), reúne autoridades, integrantes do governo e principais lideranças da indústria de medicamentos e da logística farmacêutica.

Nova norma Anvisa

“O momento é de transição, por isso é fundamental entendermos o novo cenário”, afirma o presidente da Anfarlog, Saulo de Carvalho Júnior. De acordo com ele, as empresas terão um árduo desafio. Primeiro para interpretar corretamente o que a nova norma pede, gerir essas informações e implantar as determinações.

“Isso exigirá investimento em pessoas, financeiro e no modelo do negócio para evitar prejuízos”. destaca. “A cadeia fria é a mais sofisticada da logística farmacêutica. Desse modo, ela é fundamental para garantir a qualidade de medicamentos de alto custo para pacientes de doenças graves e raras”, ressalta Carvalho Junior.

Outra mesa redonda “Conexão da Indústria com as Agências Reguladoras” reunirá o presidente do Sindusfarma, Nelson Mussolini, José Ricardo Santana (CMED) e Vinicius Pacolla (COVISA). Também foi convidada a senadora Mara Gabrilli (PSDB).

Além disso, o evento recebe a presidente do World Trade Centers Association Miami (WTC), Charlotte Gallogly,  e o vice-presidente WTC Miami, Ivan Barrios. O WTC estimula oportunidades de comércio e investimento para empresas internacionais que desejam se conectar globalmente e prosperar localmente.

Participam também outros executivos e líderes de atuação na indústria. Entre eles, Lucia Freitas (Biogen), Richard Moralez (Ex Sanofi), Fabricio Vilhena (Eli Lilly and Company), Marcus Aurélio Miranda de Araújo (ANVISA), Bruna Figueiredo (Aeroporto Rio Galeão), Cleverton Vighy (Lufthansa Cargo), Paulo Maia (Abradimex).

Sobre a Anfarlog – Fundada em 2009 a Associação Nacional de Farmacêuticos Atuantes em Logística reúne profissionais e empresas que compõem a Cadeia Logistica Farmacêutica como prestadores de serviço, transportadores, operadores logísticos dentre outros. A entidade promove cursos, seminários, palestras e discussões através de seus grupos de trabalho.

Fórum da Cadeia Fria

Data: 19 de novembro de 2019 Horário: 8h30 às 19h00 Local: Cinesystem Morumbi Town Endereço: Av. Giovanni Gronchi, 5930 – Piso 2 – Vila Andrade, São Paulo

Foto: Divulgação Fonte: Anfarlog

0 visualização0 comentário
bottom of page