Incidência de medicamentos falsos aumenta

A entrada de medicamentos falsificados e de qualidade inferior no mercado está em alta, principalmente em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, onde um em cada dez produtos médicos está fora dos padrões ou é falsificado. Os dados são do relatório do Sistema Mundial de Vigilância e Monitoramento de Produtos Médicos de qualidade “subpadrão” e falsificados (GSMS), criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o documento, o problema está aumentando e abrange um negócio que representa aproximadamente US$ 30 bilhões. Os medicamentos abaixo do padrão são produtos autorizados pelas autoridades reguladoras, mas que não se enquadram nos níveis de qualidade ou nas especificações nacionais e internacionais.

Para os especialistas da OMS, o crescimento da presença de produtos de qualidade inferior à exigida em parte à globalização e ao surgimento do comércio eletrônico, que “aumentaram a complexidade da rede de fornecimento de remédios, ao proporcionar vários pontos de entrada para produtos médicos fabricados de maneira imoral e ilegal”.

Fonte: Agência Brasil Foto: Shutterstock

#medicamentos #medicamentosfalsos

0 visualização0 comentário