Dicas podem ajudar no bom uso de medicamentos

A maior parte dos consumidores tende a esquecer de tomar medicamentos na hora correta ou fazer uso errôneo do mesmo. Mas, apesar de ser normal, a falta de rotina pode ter efeitos como diminuir (ou acabar com) os benefícios do medicamento. É importante saber orientá-los para que o uso seja feito corretamente. Para ajudar a diminuir as distrações, profissionais do Ministério da Saúde (MS) fizeram uma lista de recomendações que podem ser repassadas ao cliente da farmácia, confira abaixo:

Evitar guardar medicamentos com produtos de limpeza, perfumaria e alimentos. Não guardar na porta da geladeira ou próximo do congelador (salvo quando a prescrição pedir para que o produto seja guardado na geladeira). Deixar no porta-comprimidos somente quantidade suficiente para um dia.

Abrir somente um frasco ou embalagem de cada documento por vez. Olhar frequentemente a data de validade dos medicamentos. Os recipientes devem ser cuidadosamente mantidos limpos e secos.

Preferencialmente, deve-se usar o medidor que acompanha o medicamento, evitando a utilização de colheres caseiras. Não encostar bico do tubo do medicamento em feridas ou na pele quando for usar pomadas, para não contaminar o medicamente. Manter a receita médica junto ao medicamento.

Fonte: Diário da Saúde – SP Foto: Shutterstock

0 visualização0 comentário