Cuidados para rosto e corpo

A pele é o maior órgão do corpo humano. E, por conta de sua extensão, cada região possui características específicas que precisam ser atendidas com o produto certo. Porém, atualmente existem tantos tipos de cremes e loções que fica difícil distinguir para que cada um deles serve e em qual local usar.

Primeiramente é preciso entender que o cuidado diário com a pele, seja do rosto ou corpo, é essencial para manter uma boa saúde. Além de deixar a aparência mais jovem, os hidratantes ajudam a derme a não perder água, já que em suas formulações podem conter também substâncias umectantes ou emolientes que ajudam a pele a não perder água e manter a pele mais flexível, garantindo mais viço, brilho e elasticidade. O resultado é um tônus mais luminoso e suave.

Pés, joelhos e cotovelos

Antes da hidratação, é preciso pensar na esfoliação, que deixa o tecido mais fino e ajuda a remover as células mortas, facilitando a penetração e ação dos ativos hidratantes. Os pés naturalmente são mais espessos pelo atrito constante com sapatos ou com o chão. Já as áreas de dobras – como cotovelos e joelhos – têm uma tendência ao ressecamento porque são regiões de pele mais espessa e que sofrem constante fricção. Nestas áreas, a esfoliação deve ser feita uma vez por semana, e o produto utilizado precisa conter grânulos pequenos, os menores possíveis, pois assim a pele é menos agredida.

Logo após a esfoliação, é indicado aplicar um hidrante de textura mais densa, com movimentos suaves e circulares, pois isso ajuda na absorção e ainda estimula a circulação sanguínea, a eliminação de toxinas, a absorção de oxigênio pelas células e pode ajudar na renovação da pele.

Rosto, pescoço e colo

Já o rosto, pescoço e colo pedem cuidado exclusivo. Essas regiões são, geralmente, as primeiras a apresentar marcas da idade, já que possuem uma pele mais fina e sensível e são muito expostas ao sol. O descuido com essas áreas provoca manchas, rugas, flacidez, perda de luminosidade e maciez. Apesar do sol acentuar esses problemas, pois pode degradar o colágeno, o surgimento de rugas e da flacidez acompanha o envelhecimento natural do ser humano. E pode haver variação na intensidade dessas modificações, que dependem também da constituição genética de cada um. Além de aplicar filtro solar no colo e no pescoço todos os dias, manter a região hidratada garante uma pele mais saudável.

Fonte: Bepantol Foto: ShutterStock



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo