Como se comportar no ambiente de trabalho

O conhecimento e a prática de boas maneiras no trabalho continuam sendo um desafio dentro das empresas. O modo de se vestir, de tratar o colega, a maneira como a pessoa fala da empresa e de seus chefes, são detalhes que dizem muito sobre sua atitude. Para melhorar o convívio com os colaboradores e alcançar os objetivos desejados no trabalho, a consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, Cerimonial Público e Privado e Marketing Pessoal, Maria Inês Borges da Silveira, separou algumas dicas.

Existem alguns aspectos que devem ser levados em consideração na hora de uma entrevista. Já que nesse momento, sua postura e boas maneiras são minuciosamente observadas. “É importante tomar alguns cuidados no dia da entrevista, como chegar cedo ao local, com no mínimo meia hora de antecedência. Chegar atrasado além de deselegante, pode fazer com que você perca a oportunidade de emprego ali”, explica.

Uma boa dica é tentar se informar sobre a empresa e suas políticas antes da entrevista. Ao entrar na sala de entrevista, é recomendado permanecer em pé, até que lhe convidem para sentar. Deixe sempre o interlocutor começar a conversa. Passada a entrevista, para que o dia a dia no trabalho seja tranquilo e harmonioso, Maria Inês, explica que existem cuidados simples que precisam ser tomados. Como bater à porta antes de entrar em uma sala, sentar de forma adequada e com as pernas unidas, não mascar chicletes, não fazer fofocas, nem ter conversas inconvenientes durante o horário de trabalho, usar perfumes de maneira adequada. E jamais usar materiais do escritório em benefício próprio. “Tenha comprometimento, procure qualificação, faça além do que foi solicitado. Seguindo estas dicas com certeza você terá muito sucesso profissional”, finaliza a consultora.

Fonte: consultora Maria Inês Borges da Silveira Foto: ShutterStock








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