Como a medicina de precisão auxilia no tratamento do câncer

Apesar de ainda soar como novidade, a medicina de precisão é uma realidade que já movimenta o mercado. De acordo com a Grand View Research, o mercado global de medicina de precisão deve movimentar mais de US$ 3 trilhões em 2025.

A medicina de precisão tem como objetivo tratar a saúde do paciente de maneira individual. Assim, levando em conta o histórico de saúde e analisando cada dado clínico e genético, bem como seu estilo de vida.

Uma ferramenta importante para a medicina de precisão são tecnologias como o mapeamento do DNA. Dessa forma, seu uso precisa da bioinformática, que processa dados para estudo de estruturas biológicas, como organismos, enfermidades, entre outros.

Medicina de precisão: avanço no tratamento do câncer

Esse avanço representa um importante passo para todas as áreas da saúde, mas principalmente para o tratamento do câncer. Antes, o tratamento era feito projetando atacar vários tipos de tumor com uma mesma abordagem. Contudo, cada tumor se desenvolve de uma maneira particular em cada organismo, não sendo uma abordagem eficaz para todas as pessoas.

“Um dos avanços mais recentes nesta área é a possibilidade de identificar alterações no DNA que indiquem uma tendência para o desenvolvimento de determinado tipo de câncer e, caso o tumor já tenha aparecido, como ele se desenvolve”, explica o doutor em genética e biologia biomolecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Gabriel Macedo.

Desse modo, observando eventuais alterações no DNA dos tumores, é possível atuar no diagnóstico (identificando subtipos de câncer, por exemplo), no prognóstico (compreendendo como o tumor se desenvolve) e no tratamento com terapias-alvo (remédios que interferem especificamente em moléculas que viabilizam o desenvolvimento ou a reprodução de células cancerosas.

Estes foram alguns tópicos abordados no curso Medicina e Oncologia de Precisão, da farmacêutica Bayer. O curso aconteceu em São Paulo (SP) e abordou a importância dos testes genômicos para os tratamentos do câncer, o que isso muda na relação com o paciente e a jornada dos novos medicamentos de medicina de precisão.

Fonte e foto: Guia da Farmácia

#medicinadeprecisão #bayervitrakvi #oncologiadeprecisão #bayerlarotrectinibe #bayer

0 visualização0 comentário