top of page

Bayer investe em vacinas para prevenção do câncer

Por meio do programa de investimentos Leaps by Bayer, a Bayer fechou uma parceria com a empresa Khloris Biosciences para o desenvolvimento de vacinas contra o câncer com base em células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs). A tecnologia tem potencial de curar e prevenir um dos principais problemas de saúde da atualidade.

Pesquisadas há um século, até o momento, as vacinas para câncer ainda não saíram do estágio inicial de desenvolvimento. Porém, um estudo realizado em camundongos na faculdade de medicina da Universidade de Stanford sugere que as iPSCs, microorganismos com potencial de se desenvolver em qualquer célula do corpo, podem treinar o sistema imunológico para prevenir o desenvolvimento de diferentes tipos de tumores. Elas também servem para tratamento adjuvante após cirurgia e radioterapia, pois têm o potencial de reativar o sistema imunológico nos pacientes para evitar reincidência e metástases.

As iPSCs possuem as mesmas características das células tumorais – elas também fazem o corpo produzir anticorpos e se autorenovar. Ao injetar as células tronco – células ainda não especializadas – no organismo, os novos microorganismos podem reconhecer as células cancerígenas, estimulando o sistema imunológico a combatê-las ou prevenindo o desenvolvimentos de tumores. A empresa de biotecnologia está pesquisando se é possível fazer isso com células-tronco pluripotentes induzidas, criadas através de um processo que pega as células de uma pessoa (como sangue ou células da pele) e as converte em células-tronco.

Prevenção do câncer entre os focos da Bayer

A cura e a prevenção do câncer estão entre as principais áreas de foco da Leaps by Bayer, pois a doença é um dos principais motivos de preocupação da sociedade atual e os tratamentos ainda são limitados. “Estamos impressionados com a metodologia da Khloris. Ela representa uma oportunidade única no desenvolvimento de vacinas inovadoras com potencial de ajudar efetivamente nosso sistema imunológico a combater o câncer antes que ele saia do controle, e esse é a melhor forma de lidar com a doença”, diz o membro do Conselho de Inovação da Bayer, Kemal Malik.

A Khloris é a sétima organização a receber investimentos da Leaps by Bayer, unidade da empresa global dedicada a oferecer recursos para o desenvolvimento de soluções contra os principais problemas enfrentados pela humanidade. Entre outras empresas patrocinadas pela Leaps estão a Casebia Therapeutics (tecnologia de CRISPR/Cas para a cura de condições genéticas severas), a BlueRock Therapeutics (tecnologia de iPSC para a cura de doenças cardiovasculares e do sistema nervoso central) e a Joyn Bio (probióticos para plantas que viabilizam o cultivo sem a utilização de fertilizantes químicos).

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page