Avaliação de Desempenho ajuda na gestão de colaboradores

Criar uma relação de confiança com um colaborador é um dos fatores para que ele tenha mais disposição em seu trabalho. Uma das maneiras de ter essa troca é por meio da Avaliação de Desempenho. Com essa ferramenta, é possível identificar diferentes aspectos que precisam de melhorais ou que estão de acordo com o esperado para aquela função.

Segundo a assistente da equipe de coordenação da Academia de Varejo, Michelle Bueno, é possível conhecer e diagnosticar o perfil de um colaborador e fornecer dados para uma análise comparativa consistente entre o desempenho apresentado e o que é esperado pela empresa.

“É um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante certo intervalo de tempo, analisando sua postura profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os parceiros de trabalho, entre outros pontos”, destaca a assessora de carreiras da Catho, Elen Souza.

Diferentes modelos de avaliação de desempenho estão disponíveis no mercado, mas em geral, destaca o sócio e consultor da Ockam, Marcos Reitano, estabelecem uma etapa de contratação (onde a empresa define as expectativas de desempenho para o período); uma etapa intermediária de feedback (colaborador recebe da empresa informações sobre como seu desempenho está sendo visto); e uma etapa final de avaliação propriamente dita, quando o desempenho é comparado com as metas inicialmente estabelecidas e classificado de acordo com o resultado obtido.

“Ela possibilita uma análise diária do comportamento do colaborador, seus progressos e limitações, êxitos e insucessos, identificação e equacionamento imediato dos problemas emergentes, procurando manter continuadamente u alto padrão de motivação e de obtenção de resultados, estão são alguns dos benefícios da aplicação da Avaliação de Desempenho”, completa Elen.

Fonte: Guia da Farmácia – edição 288, reportagem de Vivian Lourenço Foto: Shutterstock

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