Autoteste de HIV começa a ser comercializado

O primeiro autoteste rápido para HIV acaba de ser lançado no Brasil. Desenvolvido pela OrangeLife, ACTION chegou primeiro ao Rio de Janeiro, será comercializado em São Paulo e no Espírito Santo a partir do dia 10 de julho e em todo o território nacional até o final do mês.

O teste diagnostica de maneira simples e rápida anticorpos contra HIV ½ por punção digital. O produto funciona com a coleta de gotas de sangue, semelhante aos testes já existentes para medição de glicose por diabéticos. O resultado aparece com linhas que indicam se há ou não presença do anticorpo do vírus. Caso haja a presença, significa que a pessoa foi exposta ao vírus que provoca a Aids.

O ACTION inclui o dispositivo de teste, um líquido reagente, uma lanceta (específica para furar o dedo), um sache de álcool e um capilar (tubinho para coletar o sangue). O resultado leva de 15 a 20 minutos para ficar pronto.

O produto foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e demonstrou sensibilidade e efetividade de 99,9%. A presença do vírus só pode ser confirmada 30 dias depois da exposição ao vírus – seja por relação sexual, transfusão de sangue, compartilhamento de seringas ou demais formas de transmissão.

Fonte: Assessoria de Imprensa Orange Life (Palavra Comunicação) Foto: Shutterstock

#teste #HIV #aids #vírus #prevenção

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo