top of page

As dúvidas mais comuns na compra de absorventes

Ainda que presente todos os meses na vida da mulher adolescente e adulta, a menstruação  traz algumas dúvidas na escolha do absorvente correto. Ao ver a prateleira de farmácia, com uma infinidade de absorventes e protetores diários, com diferentes tamanhos, formatos e materiais, a decisão de qual produto comprar pode ficar complicada. Para ajudar na orientação, o diretor de engajamento científico da Johnson & Johnson, José Pelino, elencou os principais questionamentos para tratar deste assunto.

1. Qual é a diferença entre protetor diário e absorvente?

O absorvente possui uma película protetora desenvolvida especificamente para reter o fluxo menstrual. Já os protetores diários apresentam basicamente dois tipos: produtos com película protetora para retenção de pequenos fluxos, tais como o começo e o fim da menstruação e protetores com material microporoso respirável, para uso diário, que permitem a absorção da transpiração diária da área íntima e a circulação de ar na região.

2. Existem substâncias tóxicas ou que podem causar alergias?

Não. Os absorventes são feitos com matérias-primas atóxicas e não propensas a causar alergias. Mesmo os itens com fragrância não causam problemas, uma vez que a fragrância é desenvolvida especialmente para a região íntima, respeitando as condições naturais do organismo.

3. Dói para colocar absorvente interno?

Se colocado da maneira adequada, não há incômodo. Se a mulher não tem o hábito de usar esse tipo de absorvente, deve começar escolhendo um menor, treinando a colocação lentamente. O ideal é que a troca seja feita a cada oito horas.

4. O protetor diário pode causar irritação?

Os protetores desenvolvidos para o uso diário são feitos com material respirável que absorve a umidade natural do corpo feminino e permite a circulação adequada do ar sem abafar a região íntima.

5. O uso do absorvente interno pode tirar a virgindade?

Não, o hímen tem diâmetro suficiente tanto para a colocação quanto para a retirada do tampão. Além disso, ele se distende suficientemente durante tais manobras e, por isso, é muito improvável que ele seja rompido pelo absorvente interno.

6. Qual o ciclo correto de troca do absorvente externo?

Nos primeiros dias de menstruação, o fluxo costuma ser mais intenso, demandando para que a  troca aconteça, em média, a cada três ou quatro horas.  Depois, conforme o fluxo diminui, é possível realizar somente quatro trocas diárias. O número de trocas varia de mulher para mulher, de acordo com o fluxo e com a necessidade e exigência pessoal.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Johnson & Johnson (Fleishman) Foto: Shutterstock

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page