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Aché planeja medicamento para vitiligo em 2023

Vitiligo é uma doença crônica da pele, de origem autoimune, caracterizada pela perda de seu pigmento, que afeta 1-2% da população mundial. A causa primária da doença está relacionada à destruição seletiva de melanócitos nas lesões, potencialmente mediada por linfócitos T CD8+. Os melanócitos são responsáveis ​​pela produção de melanina, o pigmento da pele. É uma necessidade médica não atendida com impacto psicossocial devastador. Com um mercado estimado em cerca de US$ 2 bilhões, ainda não há tratamento seguro e eficaz aprovado para os pacientes com vitiligo. As opções disponíveis, fototerapia e imunossupressão tópica, são inespecíficas e se resumem ao controle sintomático da doença, com resultados limitados e insatisfatórios. Existe, portanto, uma enorme necessidade de novas terapias.

Atenta a este mercado, o Aché Laboratórios Farmacêuticos anunciou um investimento total de US$ 100 milhões em uma terapia experimental, que recebeu o aval na Europa para início dos estudos clínicos com humanos, e pode chegar ao mercado em 2023.

Foco em medicamentos inovadores

A Bioprospera®, uma das principais Plataformas de Inovação do Aché, tem como objetivo a descoberta e o desenvolvimento de medicamentos inovadores a partir de fontes naturais, em especial da biodiversidade brasileira, que é a maior e mais diversa do mundo. A plataforma é baseada em duas abordagens para descobrir moléculas e extratos naturais ativos: Etnofarmacologia e Bioprospecção. Utilizando rigor científico, a primeira desvenda os efeitos farmacológicos e toxicológicos descritos para plantas medicinais através da aplicação de técnicas bioanalíticas sistemáticas. Já a segunda, bioprospecção, começa com expedições e coletas de amostras de diferentes biomas. Aspectos como conformidade regulatória, rastreabilidade, processamento, reprodutibilidade e controle de qualidade são muito importantes, mas os recentes avanços na instrumentação analítica, juntamente com a crescente sofisticação de bioensaios, foram o principal fator para o renascimento dessa abordagem.

A plataforma Bioprospera® já entregou um case de sucesso baseado em Etnofarmacologia. Lançado em 2004, Acheflan®, um medicamento anti-inflamatório tópico contendo o óleo essencial de Cordia verbenacea, foi o primeiro produto farmacêutico inovador 100% brasileiro, totalmente desenvolvido no Brasil. Acheflan®, líder de mercado em sua categoria, é exportado atualmente para 13 países. Com base no legado deste produto, a plataforma Bioprospera® produziu o que pode vir a ser outro case de sucesso, também na frente Etnofarmacologia: uma terapia experimental oral, contendo um extrato vegetal inovador, para tratamento do vitiligo, que acaba de ser aprovado para iniciar estudos clínicos em humanos na Europa.

O Aché é um dos líderes no mercado farmacêutico brasileiro, com receita líquida acima de US$ 1 bilhão e mais de 300 produtos no portfólio. Para conquistar diferenciação no mercado e internacionalizar a empresa, o Aché vem ampliando seus investimentos em inovação ao longo dos anos, a saber, infraestrutura, estrutura organizacional, cultura, processos e tecnologias, o que contribuiu para o aumento do nível de inovação da empresa e de seu pipeline. A empresa foi reconhecida como a indústria farmacêutica mais inovadora do Brasil nos últimos cinco anos e está entre as 10 companhias mais inovadoras do País, quando todos os setores da indústria são considerados (ranking “Valor Inovação”).

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock


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