Ações da vitamina C que a tornam fundamental para a pele

Conhecida como uma referência em antioxidante dermocosmético, a vitamina C é também uma poderosa arma contra as hiperpigmentações, confere efeito imunoprotetor e ação antienvelhecimento. É por conta de todas essas ações que a vitamina é um clássico nas prescrições dermatológicas.

A dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dra. Claudia Marçal, explica que a vitamina C a 20% é a dose mais alta e eficaz encontrada no mercado, além de ser a ideal para ter resultado efetivo de imunoproteção e ação antioxidante na pele. “A concentração a 20% garante multibenefícios, como proteção avançada contra oxidação, prevenção do envelhecimento cutâneo, aumento da firmeza, melhora da uniformidade da pele e ação clareadora. Concentrações maiores ou menores que 20% não conferem a mesma eficácia na aplicação tópica, segundo estudos”, explica a dermatologista.

Já a farmacêutica e gerente de desenvolvimento da Under Skin, Silvana Masiero, destaca que a vitamina C é um ativo encontrado no mercado em várias apresentações. “Ela pura é o ácido L-Ascórbico, um ativo instável, que oxida facilmente. Já o ingrediente Tetraisopalmitato de Ascorbila, apresenta quatro ésteres protegendo o núcleo, que é a vitamina C pura”, explica.

Segundo a dermatologista, a potente ação antioxidante da vitamina C é atribuída à ação SOD-like que neutraliza os radicais livres. “A SOD é uma enzima antioxidante existente em nosso corpo. Com a vitamina C, adicionalmente, o resultado é uma proteção muito maior contra os radicais livres”, destaca. O Tetraisopalmitato de Ascorbila ainda oferece proteção avançada contra a oxidação, ao funcionar como um bloqueio físico ao dano da radiação. “O ativo também promove benefício biológico, com a redução das células queimadas e em mutação. Estudos da Universidade de Yale asseguram que, juntas, as vitaminas C e E têm efeito benéfico para proteger e evitar a formação de dímeros (mutação) no DNA. Juntos no creme, os dois antioxidantes promovem proteção maior, potencializando a fotoproteção”, explica.

Foto: Shutterstock


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo